Seguidores

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

DEPOIMENTO DE QUEM VENCEU O CÂNCER

EM MEIO AO TRATAMENTO CUIDE DE SUA AUTO ESTIMA: UTILIZE FULL LACE!!
VEJA ANTE E DEPOIS:

NA FOTO: ALÊ ANDRADAS.

DEPOIMENTO DE UMA VENCEDORA:

MAIO DE 2009
Profissional de Educação Física, agitadíssima, trabalhava com eventos, tenho 03 filhos, separada, enfim, uma pessoa comum.
Devido a uma feridinha muito pequena na coxa, que não cicatrizava, fui a um dermatologista e após uma biópsia, fui diagnosticada com um Linfoma Cutâneo de Células T. 
PERDI MEU CHÃO!
Inevitavelmente você pensa na morte. Eu, 03 filhos para criar, como posso morrer agora? 
ME DESESPEREI!
Chorei por dias no meu quarto, sem que as crianças soubessem, mas uma hora todos iriam saber, pois o tratamento não me deixaria omitir esse fato.
Logo que procurei um Hematologista, precisei fazer a retirada total da lesão e de mais uma que havia aparecido logo em seguida.
Após a cirurgia dei início ao tratamento com radioterapia. Foram 30 sessões em cada lesão. Iniciei também o uso de corticoides, que mexeram com todo meu organismo. Apareceram doenças como diabetes, elevação de colesterol, inchaço, ganho de peso, problemas de estômago e outras.
Fui superando toda essa mudança na minha vida e da minha família, com otimismo e bom humor, até que em setembro de 2011, após uma cirurgia para retirada de nódulos na virilha, novo diagnóstico, Linfoma Não Hodgkin de Células T Periféricas, um linfoma mais agressivo que deveria ser tratado com quimioterapia.
MAIS UMA VEZ MEU CHÃO SE ABRIU!
O momento de raspar a cabeça é um misto de emoções. Você chora, você ri, difícil de explicar, pra não dizer impossível.
E eu, com o tempo, soube explicar pra mim mesma que o fato de estar careca não mexe só com sua autoestima por causa da vaidade feminina, mas cada vez que você se olha no espelho, você se lembra que está doente.
As quimios começaram em novembro de 2011 e eram a cada 21 dias. Tomava a medicação, passava mal com enjôos por uns 03 dias, aí iniciavam as dores no corpo, a prostração. Uns 15 dias de repouso e mal estar, mas após os dias fatídicos, voltava ao trabalho, trabalhava uns 07 dias e novamente quimioterapia. E foi assim durante 05 meses. Acabei em março de 2012.
Ao final das quimios já sabia que para o meu caso seria indicado um transplante de medula autólogo, ao qual resolvi dar início à primeira fase em julho de 2012, pois em junho, eu e meu namorado resolvemos nos casar. Realizamos uma cerimônia linda e simples, no dia 30 de junho e internei no dia 23 de julho para a primeira fase do transplante. Essa fase foi mais tranquila, pois as quimios, apesar de serem mais fortes do que as que já havia feito, foram suportáveis. Tomava também a granoluquini, um medicamento para aumentar a produção de células tronco para a coleta, que eram aplicadas na barriga. Meu resultado foi rápido, produzi muitas células, muitas vezes mais do que o normal, e em 10 dias já estava em casa me recuperando e me preparando para a próxima fase.
Internei dia 20 de setembro e aí começou o sofrimento. Dias antes internei para colocação de um cateter do lado direito, logo acima do seio. Grande e difícil de acostumar, principalmente porque não pode molhar, então, banho....já viu.
Segundo dia de internação, tomei 03 doses de quimioterapia uma a cada 08 horas.
Quarto dia de internação, 02 doses de quimio que me derrubaram.
Nunca havia ficado daquele jeito. Tudo sensível, muito vômito e diarreia. A boca, não sei definir. Dói, você saliva o tempo todo, consequentemente, não come. Me lembro da entrevista do Gianechini, quando disse que parecia que seu corpo estava em carne viva por dentro e realmente é a impressão que dá. Fiquei 07 dias sem me alimentar, foi quando entraram com alimentação parenteral, via cateter. Cateter, aquele que reclamei, mas entendi a importância dele, desde a coleta de células, até a infusão das mesmas. Você não sente nada, todas as medicações, transfusões, alimentação, são feitas através dele. É chato, tem que fazer curativo toda semana, mas vale a pena.
Dia 26 de setembro foi feita a infusão das células tronco. Durante a mesma passei mal, vomitei e logo em seguida tive que fazer uma transfusão.
Aqueles dias pareciam que não tinham fim. Era dia, era noite....sensação horrível, prostração total, você acha que nunca vai acabar, que você não vai sair dessa, parece impossível.
MAS NÃO É, SAÍ, ACABOU!
No dia 07 de outubro, um domingo de manhã, a Dra. entra no quarto dizendo: “parabéns, sua medula PEGOU”. Mais uma vez não sei dizer o que senti. Um misto de alívio (deu certo, não morri) e felicidade. Espero comemorar meu novo nascimento nesta data.
Voltei pra casa depois de 21 dias e pouco a pouco fui me recuperando. Demora um pouco pra começar a melhorar. O paladar muda. Comida salgada tinha gosto de ferro, horrível. No início só consegui ingerir gelatina, suco e melancia. Aliás, não sei o que seria de mim sem a melancia!
Depois de uns dias comecei a comer outras frutas e em mais umas duas semanas comecei a comer saladas e o sal começou a voltar a ter o gosto normal.
Demorei uns 30 dias pra começar a me sentir melhor e nada do cabelo crescer. Demorou uns 60 dias pra ele “apontar” e agora está indo rapidinho.
Ontem, dia 15 de janeiro retornei ao médico, faz 03 meses que fiz o transplante, meus exames estão ótimos, vou iniciar minhas imunizações (vacinas) e fui liberada para fazer algumas coisas que por muito tempo fui proibida. 
POSSO VER O MAR!!!!!
Vou tentar finalizar, expressando tudo que vivi.
MEDO, MEDO, MEDO, ESPERANÇA, OTIMISMO, DESESPERO, TRISTEZA, FELICIDADE, AGRADECIMENTO, RESIGNAÇÃO, PERSEVERANÇA E MUITOS OUTROS SENTIMENTOS. COM CERTEZA, CADA MOVIMENTO A FAVOR DO TRATAMENTO, A BUSCA PELA CURA, VALE A PENA. É POSSÍVEL! EU VIVI TUDO ISSO. 
É POSSÍVEL! 
DIFÍCIL SIM, MUUUUUITO DIFÍCIL, MAS POSSÍVEL. 
TENHO CERTEZA QUE HOJE ACREDITO MUITO MAIS NA VIDA E QUE O QUE TEMOS QUE PASSAR, VAMOS PASSAR, MAS QUE SEJA DA MELHOR MANEIRA, COM MUITA FORÇA, LUTA, ESPERANÇA, E COMO MEU MARIDO ME DIZIA, “PERSEVERAR SEMPRE”, MESMO QUE EM ALGUNS MOMENTOS PENSAMOS EM DESISTIR. SOU MUITO AGRADECIDA A DEUS PELA OPORTUNIDADE QUE TIVE DE VIVER TUDO ISSO, EVOLUIR, DAR IMPORTÂNCIA SOMENTE ÀS COISAS IMPORTANTES E SUPERAR! 
OBRIGADA MEU DEUS, VOCÊ É MARAVILHOSO! 
FONTE:http://www.abrale.intercomax.com.br/depoimento/paciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário